Centro de Atendimento ao Turista em Pelotas

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Pelotas.

O Centro de Atenção ao Turista (CAT) – Terminal de Turismo Receptivo, fica localizado na Rodoviária de Pelotas, em frente aos boxes de embarque, o espaço tem a função ser o ponto estratégico de chegada e partida de excursões, além de ser um lugar de referência na orientação dos visitantes.

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 12h às 18h
Sábado, Domingo e Feriados das 8h às 18h

Abaixo alguns pontos turísticos de Pelotas:

Charqueada São João

A casa construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, é a única que mantém as características arquitetônicas originais e o seu próprio acervo da época do Ciclo do Charque.
Além de preservar a história de Pelotas, a casa foi cenário de “A Casa das Sete Mulheres” e “O Tempo e O Vento”.

Residência da família do charqueador Antônio José Gonçalves Chaves, a casa foi construída no início do século XIX às margens do Arroio Pelotas, ponto estratégico para escoar a produção de charque até
o Porto de Rio Grande. A São João foi uma das charqueadas mais bem sucedidas economicamente e encerrou suas atividades como indústria em 1937. A casa manteve suas características da construção
original e desde 2000 é aberta ao público como ponto turístico. O acervo preservado durante mais de duzentos anos de história pode ser conferido durante a nossa visita guiada.

Teatro Guarany

Como a cidade viveu épocas áureas no passado, ainda há lindos prédios históricos no centro.

Fundado em 30 de abril de 1921, o Theatro Guarany se mantém até hoje como um templo à arte e cultura.
Conserva seus 5000 m² com locações para eventos como shows, formaturas e palestras.

Está aberto diariamente para Visitas Guiadas.

Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula

Catedral que começou como capela em 1813 com referências dos estilos renascentista, maneirista e barroco.

Os afrescos de Aldo Locatelli são a principal atração do local, assim como o seu altar e a cúpula.

Internamente, destacam-se as pinturas dos três artistas italianos, indicados pelo Papa João XXIII para a execução da obra, entre as quais a cúpula com pintura representando a apoteose de São Francisco de Paula, de Locatelli. Também devem ser mencionados os altares de mármore italiano, os pisos de ladrilho hidráulico e os vitrais das janelas e das portas internas.

Praça Coronel Pedro Osório

A Praça Coronel Pedro Osório é a principal praça da zona central de Pelotas, cidade do Estado Rio Grande do Sul, Brasil. Situa-se no entroncamento entre as ruas XV de Novembro, Lobo da Costa,
Princesa Isabel, Marechal Floriano, Anchieta e Félix da Cunha e Barão de Butuí, sendo esta região conhecida como o centro histórico da cidade. Este local leva o nome do Coronel Pedro Osório.

Ao redor da praça encontram-se alguns dos principais locais de importância da cidade. Entre eles, citam-se a Prefeitura Municipal de Pelotas, o Grande Hotel de Pelotas, o Theatro Sete de Abril, a sede da
Secretaria de Finanças do Município, alguns bancos privados, vários casarões e prédios históricos.

Nas proximidades da praça é possível visualizar outras áreas de importância da cidade, como o Mercado Público de Pelotas, Teatro Guarany e o Calçadão de Pelotas.

Museu Municipal Parque da Baronesa

IO Museu da Baronesa foi inaugurado em 1982, é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas. Possui um acervo de mais de mil peças, destacando-se uma coleção
de móveis e acessórios pertencentes à família Antunes Maciel e uma coleção pertencente ao artista plástico Adail Bento Costa, com móveis, leques, porcelanas, pratarias, armários, paramentos, vestes,
fardas militares e imagens de madeira.

O Museu da Baronesa conta a história através de seus objetos, mas também através do ambiente: sua arquitetura e tudo o que compõe o extenso parque, representam a forma de vida das famílias
abastadas desse período. A partir do Museu é possível refletir sobre os hábitos, o cotidiano, o modo de ser e de viver em tempos passados. No Museu da Baronesa há diferentes tipos de objetos: móveis,
vestimentas, acessórios de vestuário, pinturas, objetos de uso cotidiano, e de decoração.